Auditoria: Conheça os tipos que podem ajudar a sua empresa
Auditoria: Conheça os tipos que podem ajudar a sua empresa
Gerenciar uma empresa é uma atividade super complexa, que envolve o cumprimento de várias obrigações tributárias, trabalhistas, fiscais e contábeis. Além disso, existem diversas normas, leis e regulamentações aplicáveis no dia a dia das empresas e que você precisa cumprir para evitar problemas que podem acabar resultando em multas.
Por isso, os empresários precisam buscar soluções que busquem diminuir os riscos, gerando mais segurança jurídica para o negócio. É nesse tipo de contexto que surgem as auditorias e seus diferentes tipos.
Está em busca de mais informações sobre a auditoria? Continue lendo e conheça os tipos que podem ajudar a sua empresa.
A auditoria e o seu papel dentro da empresa
A auditoria é conhecida como uma atividade através da qual são realizadas conferências que possuem o objetivo de identificar se as ações e os procedimentos adotados por uma empresa específica estão em conformidade com a legislação que se encontra em vigor.
Ou seja, a auditoria empresarial está totalmente associada às análises de operações contábeis, trabalhistas e tributárias do negócio, buscando informações sobre o que está sendo feito e eventuais mudanças que podem gerar mais segurança jurídica, economia e clareza nos processos.
Dessa forma, essa atividade avalia controles internos, busca incoerências e elabora relatórios com o parecer sobre a atual situação dos processos internos da empresa. Além disso, gera sugestões das medidas que podem ser tomadas para melhorar os procedimentos internos e mantê-los alinhados com a legislação e as próprias políticas organizacionais. Um dos principais objetivos da auditoria é apontar possíveis erros que possam comprometer os resultados da empresa. Além de quais medidas precisam ser adotadas para garantir a segurança e o desenvolvimento saudável do negócio.
Os modelos de auditoria
Existem dois modelos de auditoria: interna e externa. Saiba como cada uma delas funciona:
Interna
A auditoria interna costuma ser realizada por pessoas que são vinculadas à empresa, na maioria dos casos pelos próprios colaboradores e funcionários da organização. Um dos principais objetivos desse tipo de auditoria é verificar os processos internos, avaliar o nível de segurança e a eficiência do controle administrativo do negócio.
Externa
A auditoria externa é terceirizada e realizada por profissionais como auditores e advogados especializados. O objetivo da externa é o mesmo da interna, com a diferença de que o auditor não possui qualquer relação com a empresa, nem risco de sofrer conflito de interesses.
Auditoria interna X auditoria externa
Tanto a auditoria externa quanto a interna usam os mesmos preceitos e técnicas para realizar o trabalho. Além disso, suas atividades baseiam-se na atenção quanto à gestão interna, análise dos procedimentos e inadequações, além das sugestões de melhoria.
Entretanto, enquanto a auditoria interna possui o escopo de buscar informações relevantes para a qualificação do processo de tomada de decisões, a externa direciona-se mais para o mercado. Isto é, a auditoria externa é mais utilizada quando o empresário quer avaliar processos e minimizar a ocorrência de falhas, e a interna é mais comum para lidar com aspectos operacionais do negócio.
Por que a auditoria é tão importante para a minha empresa?
Ela é a representação de uma ferramenta de gestão que atua de maneira estratégica no controle dos processos e na manutenção da regularidade das atividades organizacionais.
Dessa forma, sua aplicação torna possível que os gestores identifiquem eventuais riscos para o negócio para poder eliminá-los e buscar a qualidade geral nos serviços prestados e/ou produtos desenvolvidos.
Além de evitar fraudes e esquemas dentro da empresa, essa atividade também contribui para a segurança jurídica e operacional e o aumento do grau de confiança dos colaboradores, fornecedores, investidores, parceiros e clientes. Por isso, a auditoria é um mecanismo super interessante para melhorar a maneira como a empresa está administrando os seus recursos, desenvolvendo estratégias de planejamento e otimização.
Por que devo realizar uma auditoria dentro da minha empresa?
Em diversas situações as empresas são legalmente obrigadas a realizarem auditorias independentes, em prazos que podem variar de seis em seis meses, até anualmente.
Por ser um procedimento obrigatório, as empresas precisam contratar auditorias independentes, na modalidade de auditoria externa, como mencionado anteriormente.
Apesar de ser obrigada, existem algumas razões pelas quais a empresa pode tomar a iniciativa e realizar uma auditoria. Saiba por quais motivos a sua empresa precisa considerar a realização de uma:
- Se o gestor e/ou empresário quiser prevenir erros e fraudes, avaliando a eficiência dos controles internos e se a execução das atividades está alinhada com o planejamento;
- Quando ocorrer a necessidade ou interesse de melhorar os procedimentos, conhecer melhor os processos e controles e investir no desenvolvimento do negócio;
- Nos casos em que ocorrer necessidade de comprovar informações, números contábeis e a credibilidade da empresa para investidores, instituições e/ou terceiros eventualmente interessados no negócio. Nesse tipo de situação, a auditoria avalia tanto os processos quanto os registros e movimentações realizadas.
Os diferentes tipos de auditorias
Existem diversos tipos de auditorias, a maioria é focada em aspectos diferentes do negócio: auditoria jurídica, empresarial, trabalhista, fiscal e tributária, ambiental e operacional. Saiba quais são as principais características de cada uma delas:
Jurídica
A auditoria jurídica volta-se para as empresas que estão em busca de orientação e suporte jurídico para a gestão. Realizada por advogados especializados, ela é indicada para a empresa que deseja desenvolver estratégias e processos voltados para a melhoria organizacional. Levando em consideração a legislação em vigor e a necessidade de adequação à lei.
Empresarial
A auditoria empresarial é um tipo mais amplo. Isso porque engloba diversas características do direito empresarial e de outras áreas do direito, como trabalhista, tributário e contratual, por exemplo.
O seu foco é propiciar clareza com relação ao negócio, buscando a economia de recursos financeiros e a melhora no relacionamento profissional, com clientes, fornecedores, acionistas, investidores e fornecedores.
Trabalhista
A auditoria trabalhista é uma das mais procuradas pelos empresários, já que o número de demandas trabalhistas pode ser muito alto em diversos negócios e isso geralmente está associado a problemas de gestão.
Fiscal e tributária
Outro ponto delicado na segurança jurídica das empresas e que é um dos temas centrais dos problemas em processos está associado ao direito tributário e suas diversas leis, regimentos, regras e orientações.
O direito tributário tem como função regular as obrigações dos contribuintes com relação ao recolhimento de tributos. Contudo, o número elevado de regras e as alterações recorrentes na legislação acabam gerando diversas dúvidas e eventualmente erros na rotina das empresas.
Ambiental
A legislação ambiental brasileira é super rigorosa, principalmente com relação às práticas das empresas que possuem um maior potencial para poluição.
Dentro da auditoria ambiental existem diferentes subgrupos: auditoria de conformidade legal, de sistemas de gestão, de avaliação de desempenho, de descomissionamento, cadeia produtiva, responsabilidade e pós acidente.
Operacional
Um dos objetivos centrais da auditoria operacional é contribuir para a melhora no desempenho da gestão, atuando principalmente na parte de planejamento do negócio. Ou seja, você deve avaliar se as metas e objetivos traçados estão sendo atingidos, levando em consideração departamentos, sistemas utilizados, controles e etc.
De maneira geral, ela serve para que todos os membros da gestão e diretoria tenham subsídios para melhorar o desempenho da empresa. Buscando eficiência através da economia de recursos e do desenvolvimento dos potenciais organizacionais.
Conclusão
Como você viu a auditoria torna possível que os gestores consigam tomar decisões com base em processos mais confiáveis. Por isso, independentemente dos objetivos da sua empresa, a auditoria e o apoio de uma consultoria preventiva é um procedimento estratégico focado em qualidade, segurança e busca por melhorias.
Está precisando de ajuda na área tributária da sua empresa? Clique aqui e conheça a Tax Finance. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitos outros materiais como este.
Deixe um comentário